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O que é a tão falada cultura organizacional?

Cultura não é mais papo de RH. Cultura é resultado para sua empresa.

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Você sabe o que é e qual a importância de ter uma cultura organizacional definida na sua empresa?

A cultura é o que aparece nos hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas internas e externas de uma empresa.

Quando a empresa consegue clareza da cultura, é possível que ocorra o alinhamento dos valores pessoais e individuais de cada um. Isso aumenta muito a energia do time, uma vez que todos estão engajados em um propósito maior e comum. Desse modo, a empresa começa a ter mais resultados!

Ainda são poucas as empresas que investem na Cultura, mas o retorno sob investimento (ROI) é muito alto! São nítidos os resultados!

Níveis de conhecimento

A cultura organizacional de uma empresa é formada por três níveis de conhecimento:

  • os pressupostos básicos: são as crenças valorizadas na empresa;
  • os valores: princípios, normas e modelos em voga;
  • os artefatos: os resultados perceptíveis da ação de uma empresa, ou ainda objetos e estruturas físicas que representem a empresa

Tipos de cultura organizacional

Você conhecerá a seguir um pouco sobre cada um dos oito tipos de cultura de acordo com uma metodologia de Harvard. Nesta metodologia, normalmente predominam dois tipos de cultura em casa empresa. Aproveite para tentar reconhecer quais se encaixam no seu modelo de trabalho atual e se gostaria de migrar para outros tipos.

As culturas são divididas em 8 tipos, e se localizam por eixos de caracterização. O eixo horizontal divide as culturas entre Independência e Interdependência, enquanto o eixo vertical indica se a cultura preza pela Flexibilidade ou Estabilidade em suas interações internas.

Mapa de cultura
Localização das culturas e eixos de orientação

Flexibilidade x Estabilidade

Quando falamos de flexibilidade e estabilidade, falamos sobre como a empresa reage à mudanças. Empresas de culturas de flexibilidade são aquelas que buscam construir “o novo” para conquistar o mercado. Portanto, não têm uma estrutura tão focada em hierarquia. Em contrapartida, as empresas de culturas de estabilidade são mais estabelecidas no mercado e com produtos fortes que sustentam seu faturamento. Por isso, valorizam mais a hierarquia.

Flexibilidade

As culturas de flexibilidade se adaptam melhor às mudanças. Ou seja, são culturas que buscam constantemente se adaptar ao mercado, às pessoas. Buscam não se estagnar em critérios mais tradicionais e fixos. São elas:

  • Acolhimento: Relacionamentos interpessoais e confiança mútua são a base dessa cultura. Os ambientes de trabalho são locais calorosos, onde as pessoas ajudam e apoiam umas às outras. Portanto, há lealdade, os líderes enfatizam a sinceridade, o trabalho em equipe e os relacionamentos positivos.
  • Propósito:  Se caracteriza por idealismo e altruísmo. Os ambientes de trabalho são locais tolerantes, solidários, onde as pessoas tentam fazer o bem por um propósito em comum.
  • Aprendizado: Valoriza a exploração, expansividade e criatividade. Os ambientes de trabalho são locais inovadores e liberais onde as pessoas lançam ideias novas e exploram alternativas. Curiosidade é o que une os colaboradores. Portanto, os líderes enfatizam o conhecimento, a inovação e a aventura.
  • Autonomia: É expressa por meio de divertimento e empolgação. Os ambientes de trabalho são locais despreocupados onde as pessoas tendem a fazer o que as torna felizes. Entretanto, não se esquecem de sua função na empresa. Há descontração e os líderes enfatizam a espontaneidade e o senso de humor.

Estabilidade

As culturas de estabilidade prezam por ideais mais tradicionalistas. Nestas empresas, uma mudança é algo que sai da zona de conforto. Por isso, estas culturas buscam seguir aquilo que funciona desde a sua fundação. “Em time que está ganhando não se mexe”.

  • Resultados: São caracterizadas por realizações e conquistas. O local de trabalho são mais sérios e orientados para resultados baseados no mérito, porque as pessoas aspiram o desempenho de excelência. Motivação pela competência e sucesso é o que une o time. Desse modo, os líderes enfatizam o cumprimento de metas.
  • Autoridade: Hierarquia, determinação e ousadia definem esta cultura. Então, os locais trabalho são competitivos onde as pessoas se esforçam para obter vantagem pessoal. Por isso, controle é o que conecta o time. Os líderes enfatizam a confiança e a dominação.
  • Segurança: Valoriza planejamento, precaução e prevenção. O local de trabalho é previsível, onde as pessoas têm consciência do risco. Por isso, cautela e antecipação à mudança é o que conecta as pessoas nestes locais. Portanto, os líderes enfatizam o planejamento cuidadoso.
  • Ordem: Se concentra em respeito, estrutura e normas comuns. Por isso, os ambientes de trabalho são locais metódicos onde as pessoas obedecem às regras do jogo e procuram se encaixar. Desse modo, cooperação é o que une o time. Os líderes enfatizam procedimentos compartilhados e costumes seculares.

Independência x Interdependência

Quando falamos de independência e interdependência, culturas mais independentes têm colaboradores mais autônomos, que não precisam acessar seu gerente ou CEO para tomar uma decisão. Em contrapartida, culturas mais dependentes seguem uma hierarquia mais estruturada, respeitando decisões que geralmente vêm de cima.

Independência

São culturas de independência: Aprendizado, Autonomia, Metas e Autoridade

Interdependência

São culturas de interdependência: Propósito, Acolhimento, Ordem e Segurança

Agora você já sabe o que é cultura organizacional e as características principais que as diferenciam, descubra quais são as vantagens e desvantagens de cada Cultura aqui.

Você também pode contar com a ajuda da Persora: a plataforma de Cultura e Pessoas que te ajuda a definir a identidade da empresa (cultura organizacional) e conhecer a identidade das pessoas, impactando diretamente nos resultados da empresa.

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