Você sabe o que é Cultura Organizacional?
Sabe avaliar quais são as vantagens e desvantagens na hora de definir a cultura organizacional da sua empresa?
É comum ouvir no mundo corporativo que toda empresa precisa ter sua cultura. Além disso, quem não quer ser reconhecido como a Google, ou o Nubank?
Nós vamos te ajudar a começar então! Escolher a cultura não é uma tarefa fácil. Você pode estar se perguntando “mas por onde começar?”. Primeiro você deve escolher uma metodologia precisa, com boa validação e depois conhecer sobre ela. Neste post nós explicamos a Metodologia de Harvard e todas as culturas que ela engloba. Depois de se aprofundar em cada uma delas, é hora escolher as culturas que serão mais influentes na sua empresa!
Nenhuma cultura é boa/ruim ou melhor/pior. Portanto, as culturas que você escolher serão boas se estiverem claras a ponto de nortear as ações do time. O importante é que seja compatível com os valores que você preza e que tenha as desvantagens mitigadas. Nós listamos aqui algumas vantagens e desvantagens de cada cultura da Metodologia de Harvard para te ajudar nessa escolha.
A escolha das culturas
Você já deve ter visto aqui as características gerais de cada cultura do Modelo de Harvard. Mas como escolher? A Metodologia recomenda que sejam escolhidas duas culturas e que nunca estejam nos extremos opostos de um mesmo eixo, pois isso promoveria valores confusos para o time. Ou seja, na hora de escolher, se atente a essa recomendação.


Cada cultura tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, é indicado escolher até duas culturas no gráfico de Harvard para serem predominantes na empresa. A equipe deve ter clareza e os líderes devem agir para potencializar as vantagens e driblar as desvantagens. Assim, a empresa será mais competitiva e terá um crescimento saudável e acelerado.
Vantagens e desvantagens das culturas
Competição

Competitivo, racional, orientado a resultados.
- Vantagens: Valoriza a competição interna, objetividade, meritocracia, individualismo, execução. Foco no externo (consumidor). Construção de capacidade e cumprimento de metas.
- Desvantagens: Ênfase exagerada no atingimentode resultados pode levar ao colapso na comunicação e colaboração, altos níveis de estresse e ansiedade, pouca conexão e egoísmo.
Autoridade

Ousado, decidido, dominante.
- Vantagens: O modelo mais hierarquizado aumenta a velocidade de tomada de decisão e reação a ameaças e crises. Valoriza respeito, política, controle e hierarquia.
- Desvantagens: Ênfase exagerada na autoridade e ousadia nas tomadas de decisão podem levar a politicagens, conflitos e insegurança psicológica no ambiente de trabalho.
Segurança

Realista, cuidadoso, preparado.
- Vantagens: Melhora a gestão de risco. Faz Planejamentos de longo prazo. Ambientes mais estáveis e foco na continuidade do negócio.
- Desvantagens: Ênfase exagerada em padronização e formalização pode levar à inflexibilidade burocrática e desumanização do ambiente de trabalho.
Ordem

Obediente a regras, respeitoso e colaborativo.
- Vantagens: Melhora a eficiência operacional. Reduz conflito. Maior consciência cívica.
- Desvantagens: Ênfase exagerada em regras e tradições pode reduzir o individualismo, sufocar a criatividade e limitar a agilidade organizacional.
Impacto

Orientado para o propósito, idealista, tolerante.
- Vantagens: Melhor alinhamento de crenças, valorização da diversidade e sustentabilidade, e maior responsabilidade social.
- Desvantagens: Ênfase exagerada em propósitos e ideais de longo prazo pode atrapalhar interesses práticos e imediatos.
Autonomia

Orientado para a individualidade e autonomia dos colaboradores.
- Vantagens: Melhora a moral dos funcionários. Gera maior engajamento e criatividade. Possui burocracia reduzida, valoriza a transparência e a espontaneidade.
- Desvantagens: Ênfase exagerada na autonomia e na redução de burocracia pode levar à falta de disciplina e dificuldade com compliance e problemas governamentais.
Colaboração

Caloroso, sincero, relacional.
- Vantagens: Melhora o trabalho em equipe; engajamento; comunicação; confiança e senso de pertencimento. Valoriza os relacionamentos e o comprometimento mútuo.
- Desvantagens: Ênfase exagerada na criação de consenso pode reduzir a exploração de opções, sufocar a competitividade e retardar a tomada de decisão.
Agilidade

Aberto, inventivo, explorador.
- Vantagens: Melhora a inovação, velocidade e aprendizado. Lida melhor com os erros, promove o desapego das ideias e estimula muito a criatividade.
- Desvantagens: Ênfase exagerada na exploração pode levar à falta de foco e à incapacidade de explorar vantagens existentes.
Agora você já conhece um pouco mais das vantagens e desvantagens das culturas da Metodologia de Harvard! Então, é hora que colocar a mão na massa! Promover as culturas da empresa te devolve resultados que melhoram a qualidade do trabalho do seu time. E, de quebra, o seu faturamento. Ou seja, a empresa cresce e se desenvolve de maneira natural e mais rápido!
Ainda não conhece a Persora? Investindo em Cultura e Pessoas, você coloca todo o time na mesma direção. Além disso, fortalece e aumenta o pertencimento (relações interpessoais) e a identidade da empresa (cultura organizacional)!
Impacto, Colaboração com uma pitada de Segurança. Não é perfeito, mas no meu ponto de vista é algo bom para todos.
Que legal, Paulo. A metodologia da Persora é simples e efetiva. Vamos juntos nesse fortalecimento!