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Fit cultural: entenda o que é, como considerá-lo e porque!

3 passos para contratar com fit cultural.

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

O que é Fit Cultural?

Fit Cultural é um processo que visa fazer uma contratação mais assertiva, “acertada”. Esse processo vai indicar se o candidato que você está avaliando gosta de como as coisas funcionam na empresa. Desse modo, é possível saber não só se ele tem as habilidades e capacitações necessárias (currículo), mas também se ele trabalhará bem na cultura da sua empresa! Para isso, você precisa saber como a sua empresa funciona.

Peças de um quebra-cabeça - fit cultural
Os colaboradores são as peças que formam a empresa

Imagine que a sua empresa é um quebra-cabeças e os colaboradores são as peças. Quando você vai contratar um novo colaborador, é importante que essa “nova peça” se encaixe no seu quebra-cabeças. Se não, essa pessoa pode ficar perdida, e a sua empresa prejudicada. Por isso, é importante contratar com fit cultural!

Por que contratar com Fit Cultural?

Redução do turnover

Quando um colaborador escolhe a sua empresa por conta das características dela, ele tem uma integração muito mais natural, engaja rápido e logo atinge o seu melhor desempenho. Quando ele não se adapta ao ambiente de trabalho, normalmente ocorre demissão ou pedido de desligamento. E, um novo processo de contratação gerará novos gastos. Mas, se você se certificou antes de que o novo colaborador se encaixa na cultura da empresa, não terá essa preocupação!

Redução de custos

Você já calculou os custos de uma contratação? Se fizer uma breve pesquisa, vai ver que os custos de uma contratação, e, principalmente, de uma contratação errada, são muito altos (confira aqui os valores)! Além disso, se um colaborador está ajustado dentro da empresa, você terá menos gastos com retrabalho, falhas e desperdícios. E com a sua taxa de turnover diminuindo você não tem gastos com novas contratações.

Quais os benefícios?

Aumento de produtividade

Ter fit cultural significa não só que o seu novo colaborador tem as características necessárias para a vaga. Mas também que ele se encaixa na cultura da empresa e valoriza os ideais políticos escolhidos. Então, você tem um colaborador feliz, mais satisfeito e por consequência mais produtivo. Veja aqui mais benefícios de ter um colaborador feliz.

Aumento da conexão do time

Se fit cultural é uma preocupação da sua empresa, isso significa que não só os novos colaboradores se encaixam bem, mas também quem já está lá dentro. Desse modo, novos e “antigos” poderão se entrosar com maior facilidade, trabalhar com mais conexão e produzir melhor. Essa conexão melhora a comunicação! Ou seja, haverá menos conflitos e os colaboradores se mostrarão mais seguros para a resolução de problemas!

Melhora na motivação

Como já dissemos, o fit cultural aumenta a probabilidade de você encontrar novos colaboradores que se encaixem na sua empresa. Consequentemente, você também aumenta a satisfação pessoal e individual de cada um dentro da empresa. Quando um funcionário está insatisfeito, logo, a desmotivação aumenta e a produtividade cai.

Como contratar com Fit Cultural?

1. Tenha clareza sobre a sua cultura organizacional

Talvez essa seja uma das etapas mais importantes na avaliação de fit cultural! Se a cultura da empresa não estiver clara, não será possível identificar o fit cultural. É necessário avaliar como a empresa reage a mudanças (flexibilidade x estabilidade) e como as pessoas da empresa se relacionam (independência x interdependência). De todas as metodologias que estudamos, a de Harvard foi a mais simples. Por isso, com base nela desenvolvemos o método da Persora para as empresas brasileiras.

A partir do conhecimento da cultura da empresa, mapear os perfis dos candidatos é o que possibilitará a verificação do match empresa x pessoas. Como o candidato lida com conflitos, se comunica, toma decisão e etc. Só assim será possível saber se a sua empresa é o lugar desse candidato!

2. Defina a vaga

Cada vaga tem suas especificidades. Ou seja, cada oportunidade que você vai abrir precisa ser avaliada de maneira individual. Por isso, defina de maneira clara o que você precisa. Antes de tudo, tenha clareza sobre:

  • Como a empresa funciona (o que ela valoriza, qual o seu propósito)
  • Quais as demandas da vaga
  • O que a empresa espera desse novo candidato
3. Defina o perfil do candidato

Além da sua clareza como empresa, é importante que o candidato tenha as informações necessárias para saber o que é esperado dele. Portanto, defina o perfil do candidato:

  • Experiência exigida (experiência em planejamento estratégico de mkt, por exemplo)
  • Habilidades técnicas necessárias (formação em MKT ou publicidade, por exemplo)
  • Habilidade comportamentais necessárias (capacidade de concentração ou extroversão, por exemplo)

Ainda não se sente confiante para contratar com fit cultural? Conte com o apoio da Ferramenta de Contratação da Persora! É a mais barata do mercado e é a primeira que nasceu para as lideranças conduzirem o processo de seleção.

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