Início Blog O segredo do sucesso das startups em crescimento

O segredo do sucesso das startups em crescimento

Descubra a relevância do processo de contratação no crescimento da sua startup!

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Nos últimos anos tem-se observado uma crise de contratação entre as empresas. Não é incomum o candidato ser selecionado e em poucos meses o líder perceber que ele não se adaptou à vaga. Por exemplo, o candidato começa a demonstrar problemas de comportamento, ou falta de skills que estavam no currículo, ou ainda não tem match com a cultura da empresa.

Essa crise tem prejudicado startups de diversos setores na contratação de talentos que ajudem no desenvolvimento dos seus produtos, já que isso define se haverá ou não o crescimento esperado. Definitivamente o segredo está na construção desses times. Por isso, é tão importante contratar com fit cultural!

O preço de contratar errado

Fazer uma contratação errada pode ser muito custoso para a empresa. De acordo com a Gupy existe uma série de problemas quando contratamos errado.

Primeiro, a taxa de rotatividade, ou turnover, aumenta! Ou seja, não para ninguém naquela vaga.

Além disso, uma contratação errada pode custar 15 vezes um salário! Isso envolve todo o processo, desde a abertura de uma nova vaga, divulgação e todo o processo seletivo.

Outro ponto importante é a reputação da empresa. Quem não quer ser uma marca empregadora? Não vai pegar bem pra empresa uma alta taxa de rotatividade.

Quando um novo colaborador é contratado, ele precisa passar pelo processo de onboarding e treinamento, o que gera um gasto que pode chegar até 3.954,39 reais! Ou seja, mais gastos!!!!

E ainda, existe o período de rampagem, que é o tempo que o colaborador leva para pegar o jeito no cargo. E isso significa mais gastos. De novo.

Retirado de: Gupy

Outro dado assustador: o custo da produtividade perdida pode chegar a 1775 reais por ano! A saída de um colaborador pode desmotivar os colegas do time, o que diminui sua produtividade. Ou seja, mais dinheiro. Sim, de novo e de novo.

Todo esse processo está baseado em um modelo de contratação mais tradicional que envolve:

  1. terceirização do processo do início ao fim (desde a abertura da vaga até as entrevistas finais)
  2. grandes números de currículos (40% têm informações exageradas)
  3. entrevistas que não revelam o suficiente sobre o candidato
  4. informações que o entrevistador não tem acesso no primeiro contato

Startups de sucesso

Até 2012, o crescimento das startups de tecnologia seguia num ritmo padrão. Portanto, era suficiente trabalhar nesse modelo de contratação. A partir de agora, com o crescimento das empresas de tecnologia e a rapidez que ocorrem as inovações, esse processo se tornou defasado. Então, nos grandes centros de tecnologia, as startups de sucesso são aquelas que estão se empenhando em construir músculos internos para recrutar! Por isso, não basta mais construir um produto com fit de mercado e uma máquina de vendas. Para ser uma startup de sucesso é preciso um terceiro recurso: Construir uma máquina de contratação!

Por que construir uma máquina de contratação?

contração - o segredo das startups

Ninguém melhor que o líder para saber quais habilidades o candidato precisa! Então, por que não empoderar esses líderes para que eles realizem esse processo? Quando o líder participa do processo, a assertividade da contratação aumenta. Além disso, fazer uma contratação assertiva envolve alguns números importantes:

  • 43% menos custo por contratação
  • taxa de contratação 20% mais rápida

Qual parte do processo de contratação posso terceirizar?

A gente sabe que fazer um processo de R&S pode ser muito trabalhoso, principalmente na seleção de currículos. Por isso, contar com uma ajudinha da tecnologia em parte do processo não mata ninguém.

Para construir os músculos de contratação da sua empresa você não precisa abrir mão das ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado! Desse modo, você vai aliviar bastante o seu trabalho e vai permitir que você focalize sua energia naquilo que é essencial, as entrevistas finais!

Mas o que isso significa?

Significa que você vai contar com a ajuda de uma ferramenta ou empresa para te ajudar em algumas etapas. Planejamento da divulgação. Divulgação. Seleção dos currículos e … a gente recomenda parar por aí. Você vai entender porque.

Aqui estão algumas empresas referência na captação de vagas/talentos:

  • Gupy
  • Catho
  • Vagas
  • Empregos
  • Banco Nacional de Empregos (BNE)
  • InfoJobs
  • Trampos

Essas são algumas das empresas que trabalham com tecnologia para R&S para a fase inicial do processo, onde você vai criar a sua vaga e economizar tempo.

O que não terceirizar no R&S?

Depois, com os finalistas “em mãos”, é hora de fazer boas entrevistas para a tomada de decisão. Portanto, essa é a etapa mais importante do R&S e por isso não deve ser terceirizada. É nesse ponto que o líder entra em cena. É ele que vai avaliar se realmente há fit cultural e qual perfil comportamental melhor se encaixa na vaga.

Por isso, o processo deve ser acompanhado. Mesmo quando alguma parte é terceirizada.

Quer saber mais sobre como tornar a sua startup um sucesso e fazer boas contratações? Clique aqui e conheça mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments