Início Blog Qual o perfil comportamental dos seus personagens favoritos?

Qual o perfil comportamental dos seus personagens favoritos?

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Você já viu o que é Perfil Comportamental nesse post. Mas você sabe identificar o perfil de uma pessoa? Nós vamos te ajudar!

Alguns personagens são icônicos e têm um comportamento marcante. Então, nada melhor que começar por eles para treinar identificação de perfil comportamental.

Will Smith

perfil comportamental dos personagens de will smith

Separamos alguns exemplos do ator atuando em diferentes perfis para você ficar craque!

Um maluco no pedaço – Comunicador

Will Smith vive Will. Neste papel, Will se mete em várias enrascadas. O que caracteriza o personagem é sua habilidade de se comunicar, levar todos no papo, seu poder de convencimento. Assim como o comunicador, Will é amigo de todos e atua melhor em equipe. É vaidoso e admira sua projeção pessoal e social. É imaginativo e tem sentimento artístico. Portanto, é ele quem diverte todos na série!

Independence Day – Executor

Capitão Steve Hiller é direto, focado nos seus objetivos e talvez até um pouco agressivo. Excelente piloto, depois de abater uma nave alienígena, ejeta-se de seu avião, também abatido. O perfil comportamental executor é um líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Por isso, o Steve é um grande executor, porque ele não tem medo, ele faz o que precisa ser feito!

À procura da Felicidade – Analista

Vivendo em muita dificuldade financeira, Chris Gardner, tem que lidar com dificuldades para criar seu filho com dignidade. Mas nunca abriu mão de suas convicções, com um senso de justiça fortíssimo. Por isso, ele tem características do perfil Analista. São pessoas preocupadas, rígidas, porém calmas. Seu comportamento é discreto, calado e retraído. É intuitivo, curioso e tem inteligência verbal. Chris observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes, assim como os analistas.

Eu, robô – Planejador

Del Spooner é um detetive contratado para investigar um crime que pode se tornar grande perigo para a humanidade. Seu objetivo é ajudar e proteger a todos, mesmo que ele seja prejudicado. Ele pode ser o perfil comportamental planejador porque são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam de acordo com as normas. Por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos.

Os Simpsons

A família que conquistou o mundo todo. Quem não conhece Springfield?

Homer – Comunicador

Todo dia uma nova amizade. Uma nova conexão com um novo personagem em uma nova rua. Por isso, Homer é grande parte da explosão de força motriz do programa. Tem sempre novas idéias, nem sempre tão boas. A conexão, a diversão e a dinâmica são o que o tornam um comunicador nato!

Bart – Executor

Bart é decidido e impetuoso. Aonde ele quer ir, ele vai. Não tem planos para nada, mas confia que conseguirá improvisar o que precisar. Várias vezes consegue mesmo, mas muitas também sai prejudicado e acaba precisando de ajuda. Essa é uma situação que pode acontecer com os executores! Por não planejarem os detalhes, acabam numa enrascada!

Lisa – Analista

Estudiosa, sabida (às vezes sabichona), capaz de tocar o saxofone com lendas da música. Lisa é um exemplo claro de Analista. Prefere os desafios mentais aos jogos sociais. O bom senso da família (às vezes percebido de forma negativa).

Marge – Planejadora

A cola que segura a família Simpson unida, Marge quer uma vida tranquila e pacífica e é ela quem traz de volta Homer das loucuras de cada episódio. É uma mãe dedicada e carinhosa com os filhos. Mesmo (às vezes) tendo dificuldade em compreendê-los, ela tem o carinho de uma planejadora.

Quarteto Fantástico

O Quarteto Fantástico trabalha bem justamente por entender que cada membro tem forças e dificuldades diferentes. Eles se complementam, assim como os perfis comportamentais.

Tocha Humana – Comunicador

Chama a atenção onde estiver, conversando com todos (e aproveitando a fama de super herói). Ele literalmente pega fogo em uma batalha. Quando ganhou seus poderes, não poderia ter algo mais adequado para ele, porque ele gosta da atenção.

Coisa – Executor

Grande amigo do Senhor Fantástico desde a faculdade, brincava que, quando ele finalmente construísse a nave espacial que queria, ele seria o piloto. Ou seja, prefere deixar os detalhes e o plano para a outra metade do time e resolver o que está na sua frente. Bem executor né?

Senhor Fantástico – Analista

Famoso por se esticar por aí, mas ainda mais famoso por ser um dos homens mais inteligentes do planeta. Sr. Fantástico se tornou tão especialista em proteger a Terra que criou o único aparato capaz de parar o aterrorizante Galactus: o Nulificador Universal! Por isso consideramos ele Analista!

Mulher Invisível – Planejadora

Responsável por unir os quatro, a esposa do Senhor Fantástico e irmã do Tocha Humana usa seus poderes no campo de batalha para proteger as costas de todos, ao mesmo tempo! É a retaguarda da equipe, ela quem cuida de todos. Por isso, não poderia ser mais planejadora!

A Persora utiliza os perfis

Se você já fez a Jornada Cultura & Pessoas Persora, sabe o valor em usar esse conhecimento no seu no dia-a-dia. Se você ainda não fez, é a chance de apresentar para o seu time e/ou empresa. No site da Persora você compreende mais da Plataforma que está levando transformação em Cultura & Pessoas para todas as empresas no Brasil.

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samara
Samara
1 ano atrás

que legal! nunca tinha reparado dessa forma nos personagens!

Leonardo Bastos
Editor
Leonardo Bastos
11 meses atrás
Reply to  Samara

É legal mesmo treinar a observação dos comportamentos prodominantes nos personagens de filmes! Exercite!

Ricardo
Ricardo
9 meses atrás

Muito interessante! Pude me identificar com alguns perfis descritos.