Início Blog Perfil comportamental: você sabe qual é o seu?

Perfil comportamental: você sabe qual é o seu?

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Você já deve ter visto por aí vários testes de perfil comportamental. Então, como saber qual o modelo mais apropriado? Como interpretar? Qual o seu perfil?

A metodologia DISC é uma das mais utilizadas no meio organizacional, pela sua simplicidade de aplicação. É uma ferramenta com foco em gestão de pessoas e no desenvolvimento pessoal. Cada pessoa é avaliada de acordo com suas características pessoais predominantes. E por isso, o resultado é uma tendência comportamental.

A partir da avaliação dessa tendência, é possível prever qual perfil poderia ser mais adequado para uma função/cargo. Estes resultados não são deterministas e nem fixos, são orientações. Ou seja, caso o colaborador faça o mesmo teste tempos depois, o resultado pode ser diferente. Isso vai depender do momento de vida ou qualidades que ele tenha desenvolvido neste intervalo de tempo. Entretanto, uma mesma pessoa não tende a mudar para o extremo oposto.

Os 4 tipos de perfil comportamental

Comunicador:

Perfil comunicador

O Comunicador é um perfil que se preocupa muito com a conexão! Para ele, é muito importante ter vínculo social e estar em contato com as pessoas. Portanto, costuma ser uma pessoa entusiasmada e divertida. A aparência e o reconhecimento profissional são grandes preocupações desse perfil. É aquela pessoa que vai manter a energia do grupo alta!

Entretanto, não se adapta bem a rotinas e horários rigorosos. Por isso, é um perfil que pode se atrasar para compromissos e acabar prometendo, no calor do momento, aquilo que pode não cumprir!

Executor

Foco e resultados são os lemas do Executor! Gosta de produzir em velocidade, e, por isso, é considerado um trator nas entregas! É um perfil mais dominante, que tem a objetividade e a eficiência como qualidades, e também como exigências. Portanto, tem uma tendência maior à liderança.

Por ter essa característica mais imediatista, paciência não é um ponte forte desse perfil. E, por vezes, a qualidade também pode ser negligenciada.

Planejador

Perfil afetuoso

Linearidade, paciência e processos são características desse perfil! O Planejador é uma pessoa estável, estudiosa e trabalha muito bem em equipe. É aquela pessoa que vai mediar conflitos, conversar e demonstrar afeto, mesmo em situações de caos.

Por isso, adaptação a mudanças não é um forte desse perfil! Além disso, o ambiente precisa sempre ser harmonioso para trabalhar bem.

Analista

Perfil estável

Qualidade, precisão e exatidão: esse é o Analista! Precisa de uma informação confiável? O Analista é aquele que vai pesquisar a fundo e estudar. Portanto, suas entregas podem ser as de melhor qualidade. Conhecimento, especialização e segurança são suas palavras.

Todo esse estudo demanda tempo. Então, rapidez e pressão não são suas amigas.

Consegue se identificar em algum desses? É comum ter dois perfis predominantes! Por isso, não é incomum se identificar com mais de um perfil ao mesmo tempo.

A Persora

A Persora é um modelo de avaliação simples e completo. Para isso, utiliza a metodologia DISC como base, mas, de maneira inovadora. Como resultado, traz uma visão abrangente tanto para o gestor/líder e para a pessoa avaliada. O gestor saberá o que esperar da pessoa avaliada e o colaborador poderá se conhecer melhor e reconhecer seus pontos fortes/cegos! Quer saber mais sobre como potencializar a sua equipe? Conheça um pouco mais sobre a Persora!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments