Início Blog Entenda como a comunicação no trabalho interfere nos...

Entenda como a comunicação no trabalho interfere nos seus resultados

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Você sabia que os resultados da sua empresa podem estar sendo afetados pela falta de comunicação no trabalho?

Falta de comunicação

A falta de comunicação é um gargalo antigo das empresas. Quando o método de gestão predominante entre as empresas era a hierarquia, a comunicação ficava de lado, não era priorizada. Atualmente, as empresas mais modernas buscam uma gestão menos vertical, ou seja, dão voz aos colaboradores. Essa é uma postura mais inteligente no ambiente empresarial. Entenda o porquê.

pessoas reunidas para melhorar a falta de comunicação
Reuniões de brainstorm são uma forma de melhorar a comunicação.

Por que a falta de comunicação no trabalho é um problema?

Quando uma equipe não se comunica bem, há uma série de consequências para a empresa e para os colaboradores. O principal dano para a empresa é a queda na produtividade. Isso acontece porque os colaboradores precisam de feedbacks claros e sinceros para se sentirem engajados.

Sem entender se o que estão fazendo está dentro do esperado, o colaborador se sente desmotivado. Então, se não estiver engajado e entendendo o propósito do que faz, a produtividade cai. Inclusive, este é um comportamento que pode sofrer o chamado “efeito manada”, ou seja, contaminar outros colaboradores, que podem passar a se sentir desmotivados também.

Então, se não há boa comunicação, não há feedback e a produtividade e os resultados da empresa caem!

Aumento de gastos pela falta de comunicação

É importante ressaltar que toda a situação exposta acima pode aumentar os gastos da empresa! Como? Quando a comunicação não está boa e a produtividade cai, as chances de retrabalho são muito grandes. Os colaboradores precisam estar em sintonia para poder produzir.

Além disso, a taxa de rotatividade nesses casos é muito alta, o que pode gerar um aumento de gasto entre 16% e 216% do salário anual do colaborador (a depender do cargo) com novas contratações.

Tempo é dinheiro

Uma pesquisa de ASTD Workforce Development Community, em parceria com a VitalSmarts, aponta que 1 entre 3 pessoas perdem pelo menos 5 horas semanais do seu tempo de trabalho tentando lidar com conflitos internos. Ou seja, cerca de 12% do tempo da semana é dedicado somente para lidar com a falta de comunicação no ambiente de trabalho.

Tais conflitos podem ser frequentes, principalmente, se houver uma diferença entre gerações muito grande. Portanto, se a sua empresa pretende adotar uma metodologia ágil, aumentar a velocidade nos resultados e ter uma cultura forte, comece investindo na comunicação!

Você já conhece a Persora? A gente pode te ajudar a melhorar seus resultados!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments