Início Blog Precisando contratar? Divulgue sua vaga da melhor maneira!

Precisando contratar? Divulgue sua vaga da melhor maneira!

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Você já viu aqui nesse post porque você deve fazer o seu próprio processo de contratação. Mas você sabe como atrair bons candidatos? Tudo começa pela divulgação da vaga. Aprenda a abrir sua vaga de maneira assertiva, atraindo o candidato certo!

A gente sabe que essa pode ser uma tarefa difícil. Alguns candidatos “aleatórios” podem aparecer, o que pode gerar um gasto de tempo desnecessário na sua seleção. Ou até mesmo uma contratação errada! Nós já falamos aqui também os custos de uma contratação errada. É na divulgação que você vai especificar informações cruciais, e assim, o candidato vai saber se realmente se encaixa na vaga.

Mãos à obra!

Título da vaga

O primeiro passo é escolher o nome da vaga! Especifique de forma clara qual cargo (incluindo o nível!) que você está oferecendo. Então, evite nomenclaturas que possam confundir o candidato. Utilize termos mais conhecidos como: Júnior, Pleno e Sênior.

Por exemplo: Analista de RH Júnior.

Simples, direto e não causa confusões no candidato. Se ele for um Analista Sênior, possivelmente, não irá se candidatar por estar em um nível mais alto que o cargo. Assim, você filtra melhor seus candidatos, de modo a excluir aqueles que podem desistir no meio do processo por falta de interesse.

Descrição da vaga

Agora que já temos um título prático, você precisa descrever o que espera desse novo candidato. Seja sucinto na sua descrição. Defina as atividades e habilidades técnicas esperadas, assim como outras características desejáveis, como fluência em outras línguas, domínio de ferramentas, etc. Além disso, especifique alguma particularidade da vaga como trabalho remoto, viagens, entre outros.

Por fim, escreva de forma atrativa! Sabemos que alguns cargos podem ser competitivos entre empresas, por isso é importante atrair o candidato, de forma que ele queira especificamente a SUA empresa!

Você pode transparecer a cultura da sua empresa na forma de se comunicar. Se o local de trabalho é descontraído, utilize linguagem descontraída e informal ao descrever a vaga.

Pontos de atenção!

Se atente a alguns pontos importantes que podem comprometer sua seleção e até mesmo a seriedade da sua empresa! Alguns pré-requisitos são proibidos por lei e, por isso, podem te comprometer.

Abaixo estão listados os itens que você não pode exigir:

  • sexo,
  • idade,
  • raça,
  • religião,
  • condições de saúde,
  • orientação sexual,
  • opinião política,
  • nacionalidade,
  • classe social,
  • comprovação de experiência profissional superior a seis meses.

Outro ponto de atenção é descrever na vaga um candidato irreal! Se atente se as habilidades e características que está exigindo são possíveis para uma única vaga. Muitas vezes as empresas demandam por um profissional humanamente impossível de existir. Por exemplo: Analista de RH, especialista em recrutamento de cargos seniores, 10 anos de experiência na área, fluência em inglês e francês, domínio das ferramentas X,Y e Z, disponível para viagens, etc….. A impressão que o candidato terá ao ler a descrição da sua vaga é de que ele está trabalhando por 3 profissionais ao mesmo tempo. Assim, há um acúmulo de funções. Isso o assustará! Desse modo, você acaba perdendo bons candidatos antes mesmo deles aparecerem.

Portanto se atente às dicas para não errar ao divulgar a sua vaga!

Ainda tem dúvidas de como divulgar de maneira certeira a sua vaga? Entre em contato com a gente!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments