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Nudges: um cutucão que ajuda a criar um bom hábito!

Você nunca imaginou que levar uma cutucada faria bem!

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Você já ouviu falar em nudges? E economia comportamental? Arquitetura de escolhas? Teoria do incentivo? Então, vem com a gente nesse post você pra descobrir como tudo isso se conecta!

Você vai entender um pouco mais sobre:

  • O que são nudges e qual foi sua origem
  • Exemplos de nudges
  • Aplicação em empresas
  • Como a Persora utiliza os nudges

O que são nudges

Pra começar, fundamental dizer que nudges não são nudes! rs

O termo nudge significa “empurrão” ou “cutucada”. Na prática, funciona como um lembrete, um empurrãozinho, um sinal que vai ajudar a pessoa a tomar uma decisão específica. O conceito até pode ser novo para você, mas com certeza você já recebeu um nudge e talvez não tenha percebido! Já reparou que nos restaurantes self-service a salada, geralmente, é a primeira coisa à vista? Você está sendo estimulado a se alimentar de maneira mais saudável! Pois é, e nem percebeu, né?

A prática do nudging é considerada pelos seus criadores uma forma de paternalismo libertário. Ou seja, uma forma de produzir e aumentar comportamentos socialmente desejáveis, sem tirar a liberdade de cada um. Para funcionar e virar hábito, é importante que os comportamentos e ações sejam sempre realizados por vontade própria, mas, para isso, um empurrãozinho é necessário!

No exemplo do self-service, a salada está ali, mas você não é obrigado a pegá-la! Assim é feito para a redução do consumo de cigarros, campanhas de vacinação, aderir uma alimentação mais saudável, etc!

Origem

A expressão surgiu pela primeira vez no livro “Nudge: o empurrão para escolha certa”, dos autores Richard Thaler e Cass Sustein, ambos economistas comportamentais. O conceito foi digno do Prêmio Nobel de Economia em 2017. Outras utilizações foram implementadas com o passar do tempo, mas originalmente sua utilização foi voltada para políticas públicas. Outros nomes também foram adotados, principalmente no Brasil, como: arquitetura de escolha e teoria do incentivo.

Exemplos de nudges

Doação de órgãos

Para aumentar o número de doadores de órgãos, o governo da Espanha cadastrou, automaticamente, toda a população do país para doação de órgãos. Entretanto, todos tiveram o livre arbítrio de cancelar o seu cadastro, respeitando a liberdade de escolha. Como resultado, o número de cidadãos descadastrados foi bem menor que o número de pessoas fora da lista previamente. O que o governo fez foi facilitar a burocracia, o que incentivou a permanência do cadastro. Uma vez que já estava ali mesmo, por que não, né?

Redução de lixo

Na Dinamarca, uma pesquisa da Universidade Roskilde testou uma estratégia de nudge com o intuito de diminuir a produção de lixo nas ruas. A equipe colocou adesivos de pegadas até as latas de lixo. Enquanto isso, outra parte da equipe distribuiu balinhas de caramelo para os pedestres. Após a intervenção, menos lixo foi jogado no chão. Houve diminuição de 46% de embalagens de balinhas de caramelo nas ruas.

Alimentação saudável

Nos Estados Unidos foi feita uma pesquisa na tentativa de melhorar a alimentação das crianças nas escolas. Após alguns testes, identificaram que o consumo de maçãs aumentou mais de 60% depois que passaram a ser servidas cortadas. Desse modo, as crianças passaram a ter disponível um alimento saudável e de fácil manejo tanto quanto um salgadinho industrializado. Portanto, as crianças se sentiram mais interessadas na maçã!

Aplicação em empresas

Com a popularização do conceito, outras áreas foram aderindo à prática. Consultorias têm aplicado ao comportamento do consumidor em marketing, comportamento do colaborador pela área de gestão de pessoas e até mesmo comportamento do usuário por designers.

Mas como as empresas utilizam na prática? Os nudges podem ser utilizados para incentivar qualquer hábito, independente se é para a esfera pública ou para a área privada. Para isso, basta ter clareza do que você quer incentivar na sua empresa. O que você quer? Incentivar líderes a se aproximarem dos liderados? Melhorar a comunicação interna? Incentivar que os colaboradores sejam mais pontuais? Então, determine qual hábito quer implementar e como você pode facilitar este hábito.

Importante se atentar!

É importante seguir duas importantes regras ao implementar a prática do nudging:

  1. Sugestões devem orientar comportamentos úteis;
  2. Os nudges devem proteger a liberdade de escolha.

É importante prezar pela liberdade dos colaboradores! Por isso, o conteúdo não pode punir comportamentos. Além disso, é importante que esses hábitos sejam úteis para o futuro; isso aumenta a adesão à prática.

Como a Persora utiliza Nudges

A partir das nossas pesquisas, descobrimos que o conteúdo aprendido sofre alto índice de esquecimento, após um período de 30 dias. Então, como nossos clientes poderiam tirar maior proveito do conteúdo da nossa Jornada Cultura e Pessoas, sem sofrer tanto esquecimento?

Foi aí que criamos o que chamamos de Jornada Estendida. Nossos usuários recebem diariamente nudges por um período de três meses, ajudando a relembrar o conteúdo e dando aquele empurrãozinho para ação e criação de hábito! Portanto, nossos clientes são estimulados a colocar o conteúdo Persora em prática sempre.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Jornada Cultura e pessoas? Entre contato com a gente! Conheça um pouco mais da Persora!

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Paulo José de Carlo Almeida

Conteúdo edificante, assim como todos os conteúdos desse blog. Muito obrigado.