Início Blog Como ser um bom líder e potencializar resultados

Como ser um bom líder e potencializar resultados

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Um bom líder está junto com a equipe durante todo o processo
O bom líder é aquele que não só aponta o caminho, mas acompanha o time no trajeto.

A dor dos colaboradores

Você sabe como ser um bom líder? Uma das principais queixas dos colaboradores é a falta de comunicação com seu gestor. A equipe tem medo de falar, acha que não vai ser ouvida e até mesmo não sabe como iniciar a conversa.

Por isso, um bom líder precisa saber identificar as necessidades da sua equipe! Para isso, é necessário que eles cheguem até você! Mas se os colaboradores têm medo de você, ou sentem que você não é um líder aberto, como isso pode acontecer?

Afinal, como ser um bom líder?

Então, para ser um bom líder, é preciso garantir a comunicação com e entre o time! Um líder que se comunica bem com sua equipe garante melhoria na produtividade, aumento na clareza de informações, além de inspirar os colaboradores. Assim, o time fica mais engajado e os resultados são melhores.

De acordo com Peter Druker, mais de 50% dos problemas administrativos de uma empresa ocorrem pela comunicação ineficaz. Ou seja, mais da metade dos problemas podem ser evitados de maneira simples e natural. Esse tipo de problema gera a sensação de insegurança nos colaboradores, além de diminuir a autoridade do líder perante a equipe.

O obstáculo da burocracia

Um grande obstáculo na busca em ser um bom líder é a burocracia! O líder precisa dedicar grande parte do seu tempo em outras responsabilidades, sobrando pouco para dar atenção à equipe, parar e conversar, participar de reuniões de discussão, realmente fazer uma escuta ativa.

Além disso, ser o responsável pela burocracia cria uma imagem distanciada, de uma pessoa inatingível, séria e que pode repreender os colaboradores. Portanto, é importante investir numa postura mais flexível, aberta e horizontal entre liderança e equipe.

Falta de comunicação

A falta de comunicação no trabalho prejudica o desempenho do líder, prejudicando os resultados que ele quer alcançar! Que liderança não quer ver um time engajado e produtivo? Boa comunicação:

  • diminui as chances de desalinhamento entre o time,
  • diminui retrabalho,
  • melhora o trabalho em equipe,
  • evita desorganização.

Tudo isso aumenta a reputação do gestor e melhora os resultados da empresa!

Dicas

Aqui vão algumas dicas então para você melhorar sua comunicação com o time!

  • Comunique exaustivamente as prioridades. Se algo não está 100% claro pra você, então estará 0% para o time
  • Seja aberto e acessível
  • Garanta que a cultura esteja clara e forte
  • Faça feedbacks constantemente
  • Tenha um canal de comunicação simples e acessível

Já dizia Chacrinha “Quem não se comunica, não se trumbica”.

Então, é hora de começar a investir em ferramentas para melhorar a comunicação! Quer saber como? Conheça a Persora e nós vamos te ajudar!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Melo
João Melo
6 meses atrás

Adorei suas dicas.
filmes e series em HD