Início Blog Comunicação com o time em home office

Comunicação com o time em home office

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

O trabalho remoto veio para ficar após o início da pandemia. Mesmo com o fim da obrigatoriedade da quarentena, muitas empresas ainda adotam o trabalho híbrido. Ou seja, os colaboradores podem trabalhar de casa ou na empresa, podendo até mesmo mesclar as duas modalidades durante a semana. Mas, muitas mudanças também vieram em decorrência disso. Entre elas, a comunicação com o time em home office.

No início de 2021, a Google Workspace indicou que 44% das empresas brasileiras passou a adotar o modelo híbrido de trabalho. Somente 29% das empresas ainda exige a modalidade 100% presencial. Ou seja, o trabalho híbrido/remoto realmente veio para ficar!

O mesmo ocorre no cenário internacional. De acordo com um instituto de RH na Inglaterra, 65% das empresas estão investindo no modelo híbrido. Nessa pesquisa, 71% dos empregadores relatam que a flexibilidade no regime de trabalho aumentou ou não afetou a produtividade dos colaboradores. Portanto, as empresas só têm a ganhar ao investir nessa modalidade!

Comunicação em home office utilizando a tecnologia
A tecnologia pode ser uma aliada na comunicação home office

E como fica a comunicação home office?

A comunicação com o time pode ser um grande desafio, visto que nem todos estão cara a cara para trocar ideias e debater tarefas. Por isso, a comunicação é considerada a área mais afetada pela pandemia nas empresas. A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) aponta que os processos de comunicação mais afetados foram:

  • Comunicação interna (83%)
  • Gestão de crises e riscos (71%)
  • Eventos (70%)
  • Comunicação externa (65%)
  • Relacionamento com a imprensa (52%)
  • Mídias sociais e digitais (51%)

Portanto, processos cruciais de comunicação, como o contato com o time foram os mais afetados, além da gestão de crises e riscos, o que pode levar a erros de processo.

E agora?

Estar em home office não significa estar isolado! Nesse caso, a tecnologia é a aliada das empresas para garantir a conexão do time. Entretanto, a atitude da liderança e do time faz total diferença! Quando o time entra em comportamento colaborativo, ou seja, contribui com ideias, se mantém ativo, mantém contato entre si, o trabalho flui mais produtivo.

Tais comportamentos vêm de uma cultura fortalecida! Quando o comportamento está no mindset da empresa, o potencial de colaboração e produtividade do time aumenta! Garanta que uma boa comunicação, colaboração e proatividade estejam no DNA da sua empresa.

Quer saber mais sobre Cultura e Pessoas (comportamento), então vem com a Persora!

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments