Início Blog Socorro! Não sei como começar a contratar!

Socorro! Não sei como começar a contratar!

5 etapas imprescindíveis pra você aprender a contratar sem medo, de maneira simples e assertiva!

Atualizado em
Por Livia Barreto Silva

Calma! A gente vai te ajudar a contratar!

Talvez você nunca parou pra pensar, mas as pessoas são o ativo mais importante da sua empresa! Muito mais que seu material, maquinário, produto, ideias, etc! São os colaboradores que fazem toda a coisa funcionar! Logo, é de onde vem a inovação. É o motor que permite todas as atividades funcionarem.

Se “pessoas” é o maior bem de uma empresa, então, como contratar pessoas valiosas?

Trabalhando para uma grande marca, uma pequena empresa ou para você mesmo, entender sobre o processo de R&S é uma ótima maneira de melhorar os seus resultados. Neste post, entregaremos as 5 etapas essenciais pra você aprender a contratar sem medo, de maneira simples e assertiva!

Detalhes da vaga

Comece pela divulgação! É preciso ter clareza sobre a vaga, quais são os requisitos que você deseja. Então, defina as atividades que serão realizadas, e, em seguida, as características comportamentais e técnicas desejáveis para esse candidato. A vaga aceita trabalho remoto (candidatos de outras regiões)? Esse é o momento de pensar em todos os detalhes da vaga!

Os currículos precisam chegar até você

Você precisa criar uma forma do candidato chegar até você! Para isso, você pode usar o Linkedin, Google Forms, JotForm, Zoho Forms, etc. Nessa etapa, é importante levar em consideração:

  • aspectos relacionados aos conhecimentos técnicos e comportamentais;
  • expectativas para o futuro da vida profissional;
  • experiência e visão de mercado;
  • fit cultural.

Crie perguntas considerando essas dicas, não se atenha só ao currículo! Não se esqueça de deixar claro como vai se dar a comunicação com o candidato! É preciso que os candidatos saibam, na divulgação, como se candidatar e como a empresa se comunicará com eles, enfatize como essa comunicação ocorrerá.

Divulgação da vaga

Agora é hora de fazer a informação rodar! Portanto, divulgue o seu formulário nas redes sociais, grupos do Telegram/Whatsapp, professores e/ou alunos das faculdades com o curso almejado, empresas de recrutamento, etc.

Triagem

Com todos os currículos em mãos, volte naqueles detalhes da vaga que você projetou inicialmente. Comece eliminando aqueles que não atendem às exigências da vaga e pré-selecione aqueles que melhor se encaixam!

Avaliação/Entrevistas

Entrevista online - contratar
As entrevistas podem ser online ou presenciais

Este é o momento mais importante do seu processo! É onde você vai poder verificar se de fato o candidato se encaixa na vaga e se tem fit com a cultura da sua empresa. Esse é um detalhe importante! O fit cultural vai te ajudar a prevenir problemas comportamentais, diminuir a rotatividade e fazer uma contratação assertiva. A cada 10 demissões, 7 ocorrem por problemas comportamentais. E os custos da rotatividade são altos! Portanto, vale a pena investir um pouco mais de tempo nessa etapa e fugir desses custos.

Mas como conduzir uma boa entrevista?

A entrevista é o momento pra você aprofundar algumas questões específicas. Portanto, você pode começar retomando algumas informações do currículo. Em seguida, peça que o candidato fale um pouco mais sobre as experiências passadas, falar um pouco sobre suas habilidades, o que gera e drena a energia dele, etc. Por fim, finalize avaliando padrões de comportamento, comunicação, e habilidades socioemocionais.

O que não perguntar na entrevista?

Esteja atento às questões éticas durante a entrevista. Algumas questões podem ser pessoais demais e ultrapassar os limites profissionais/pessoais, ou ainda podem não ter relevância nenhuma!

  • “Me fale um pouco sobre você”

Essa é uma pergunta que pode ser muito ampla e acabar não agregando em nada na sua entrevista. Por isso, prefira perguntas mais específicas, pergunte o que o candidato gosta de fazer no seu tempo livre, quais os interesses dele, hobbies, etc.

Além disso, pode passar a impressão que você não se preparou para aquele momento. Por isso, ter perguntas mais estruturadas para sua entrevista pode te ajudar a coletar informações mais relevantes para a sua decisão.

  • Perguntas sobre religião e pretensão de ter filhos

Sabemos que algumas religiões podem acabar demandando alguma flexibilidade de horário ou até mesmo alguma outra demanda específica. Entretanto, você pode acabar sendo antiético ao perguntar sobre isso numa entrevista de emprego. Há maneiras mais respeitosas e sutis de atender à estas demandas. Prefira perguntar sobre suas restrições de horário, pois a religião não deve ser um critério de exclusão/seleção na sua contratação.

Similarmente, não pergunte se o candidato deseja ter filhos! A sua possível ausência no futuro não deve ser eliminatória na seleção. Portanto, o candidato deve sentir que está sendo selecionado por suas habilidades e capacidade de desenvolvimento.

Conclusão

Numa pesquisa rápida, você vai ver que existem diversas formas de contratar. Mas, a verdade é que o processo final de uma contratação é a parte mais importante. É na entrevista que você vai ter as informações mais valiosas para tomar a decisão certa sobre quem contratar!

Você pode baixar o nosso Roteiro de Contratação para Startups e Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia em Crescimento!

Tem mais dúvidas sobre como conduzir uma entrevista? Conheça a Ferramenta de Contratação Persora, uma plataforma simples e intuitiva para os líderes das empresas conduzirem o processo de seleção. Para cada candidato a plataforma gera uma entrevista diferente, de acordo com o perfil comportamental dele e o fit cultural com a empresa.

Deixe seu comentário


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments